#Curtir



Alunas da rede pública levam Antonio Cardoso a feira de ciencias nos EUA

Duas estudantes da rede estadual de ensino daqui de Antônio Cardoso, vão representar o Brasil em uma feira de ciências nos Estados Unidos. Elas viajam neste sábado 09/05 ontem após vencerem as etapas estadual e nacional com um projeto que fala sobre a identidade das comunidades quilombolas.
Beatriz Santana e Tainá de Almeida ficaram em primeiro lugar em duas feiras de ciências do país com o trabalho sobre fortalecimento da identidade negra e quilombola na cidade. Agora, apresentam o mesmo projeto na maior feira de ciências do mundo, que acontece há 66 anos, chamada "Intel Internacional Science and Engineering Fair". Elas serão as primeiras baianas a representam o estado no evento.
"É um grande orgulho, não só para os nossos familiares, para o nosso projeto, mas para o nosso estado, para o nosso país. E levar a cultura, que ela não fique presa só dentro de Antônio Cardoso, mas se expanda para o mundo todo", diz Tainá. "Eu considero a cultura daqui muito interessante e gostaria que todos pudessem ter contato para divulgar a história. E foi uma oportunidade para eu me conhecer melhor", afirma Beatriz ao jornal da rede Bahia.
Tainá mora em uma das comunidades quilombolas de Antônio Cardoso. Toda a família, principalmente a avó, está orgulhosa do trabalho das estudantes. "Ela é igual a mim, eu sou negra, e eu tenho orgulho da cor da minha pele. Ela vai ser a mesma coisa que eu, sambadeira, cantadeira", diz Valdemira Sena de Almeida. 
Fonte: G1